top of page

Sustainability and smartness during a pandemic scenario

Esta palestra foi apresentada no evento ECODEMIA e apresenta as ações adotadas pelo governo da cidade de Nova York face aos desafios da COVID 19 no início da pandemia. A cidade chegou a registrar mais de 500 mortes em 24horas, o que obrigou as autoridades à adoção de medidas para dar suporte à população e garantir atendimento aos enfermos.

Estratégias para a gestão de projetos na produção de "smart cities"

Alternativas em torno à sustentabilidade social têm sido discutidas paralelamente às questões próprias à sustentabilidade ambiental das edificações. Neste cenário, surgem estratégias de projeto que demandam uma atuação mais complexa por parte da coordenação. Durante a Conferência Mundial sobre Ambiente Construído Sustentável (World Sustainable Built Environment Conference - Hong Kong, 2017), esses temas foram amplamente discutidos. No entanto, observou-se que a maioria dos trabalhos tratou apenas o aspecto ambiental da sustentabilidade. Esse trabalho apresenta uma síntese das propostas para a gestão de projetos apresentadas durante o evento internacional com ênfase na sustentabilidade social.

Architecture and sustainability: the role of environmental rating systems - case study in Brazil

Esse artigo apresenta uma análise crítica das certificações ambientais adotadas no Brasil , confrontando os requisitos estabelecidos pelos métodos mais adotados pelos empreendedores brasileiros (LEED e AQUA) com os aspectos fundamentais da sustentabilidade definidos pela Carta Japonesa de 2000.

Ensino de Arquitetura, Engenharia e Tecnologias Digitais: relato das experiências compartilhadas durante o ENEBIM

As alternativas oferecidas pelas tecnologias digitais em arquitetura, engenharia e construção civil incentivaram o desenvolvimento de pesquisas que vão desde mudanças nas práticas profissionais até a didática adotada nos cursos de graduação. Com o objetivo de reunir essas experiências e promover a discussão, o ENEBIM - Encontro Nacional de Ensino do BIM - foi realizado em Campinas em 2018. O evento reuniu professores que vivenciaram experiências de sucesso incorporando o BIM na didática e permitiram a discussão sobre o tema. Este artigo apresenta uma visão geral das principais experiências acadêmicas apresentadas durante o evento visando analisar as opções apresentadas e identificar tendências. 

gestão DE PROJETOS EM ARQUITETURA: qualidade, sustentabilidade, tecnologia

A evolução do movimento pela melhoria do processo de projeto, passa pela adoção de  métodos e procedimentos de trabalho que permitem o controle e gestão da qualidade. Apesar das facilidades oferecidas pelas tecnologias digitais, para viabilizar sua adoção é necessário que o profissional esteja familiarizado com as tecnologias da construção e programação da execução de obras.

A Plataforma BIM - BUILDING INFORMATION MODELING - no desenvolvimento DE PROJETOS

A modelagem paramétrica variacional, passou a ser adotada no desenvolvimento dos projetos a partir da disseminação dos softwares que operam segundo a lógica da Plataforma BIM. É necessário repensar a gestão do processo de projeto considerando as alternativas oferecidas pelas tecnologias digitais que afetam o processo de projeto desde a concepção até a gestão e preservação do patrimônio.

qualidade ambiental: por uma arquitetura sustentável

O desenvolvimento de projetos visando à construção sustentável depende do planejamento prévio das atividades, e pode ser dividido em duas etapas: definição de parâmetros e concepção arquitetônica. A sustentabilidade deve ser adotada como estratégia projetual desde o início da gestão do processo de projeto..

LEED CS in Brazil: Discussing the Validity of the Method for the Improvement of Environmental Quality on Buildings

No Brasil, discussões em torno das alternativas para uma construção mais sustentável levaram à adoção de alguns sistemas estrangeiros para a avaliação de edifícios - particularmente a certificação LEED norte-americana. Esta pesquisa analisa a contribuição da classificação LEED na melhoria do desempenho ambiental nos edifícios brasileiros.

A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL COMO ALTERNATIVA PARA A SUSTENTABILIDADE
ECONÔMICA DAS EMPRESAS

O setor da construção é reconhecido por provocar os maiores impactos ambientais e urbanos, devido ao alto consumo de energia e matérias-primas, além da exploração do solo. O Brasil desde 2000 dá seus primeiros passos na adoção dos requisitos para a construção sustentável. Esta iniciativa, no entanto, ainda enfrenta a barreira do mercado imobiliário, altamente inflacionado. De maneira geral, os construtores e incorporadores ainda não estão dispostos a investir nas soluções que podem conferir qualidade ambiental às edificações. Em contrapartida, incorporadores estrangeiros já investem na sustentabilidade como negócio rentável. 

Implementation of Quality Management System on architecture offices as
a requirement for sustainable design

A preocupação com os sistemas de gestão da qualidade iniciou em 1990 através da norma ISO 9001. No Brasil, o setor de projetos foi o último a aderir a esta iniciativa com o estabelecimento, em 2008, de um programa criado especificamente para escritórios de projeto (arquitetura e engenharia). Paralelamente, durante a última parte do século XX, diferentes métodos de apoio à construção sustentável surgiram em todo o mundo. A principal contribuição deste artigo é analisar os benefícios que um sistema de gestão da qualidade pode trazer às empresas que desenvolvem projetos visando à alta qualidade ambiental.

bottom of page